top of page

Criar postagem para Redes Sociais.


Criar uma postagem nas redes sociais (no Facebook, por exemplo) é bastante simples e todos os usuários fazem isso. Basta postar uma foto ou vídeo, usando um celular e incluir uma legenda. Quando o objetivo é promover um negócio, uma loja, por exemplo, convém que essa postagem tenha uma boa qualidade para passar uma boa imagem do estabelecimento. Usando somente o celular, dá pra fazer isso, mas é claro, precisa um certo capricho para fazer. Fotos boas com um enquadramento correto, com boa iluminação e atenção aos detalhes, podem fazer a diferença. Se a opção for por um vídeo, além do cuidado com o enquadramento e com a boa iluminação, fixar o aparelho ou tomar cuidado para que a imagem não fique 'tremendo' e a preparação de um pequeno roteiro previamente ensaiado podem ajudar para que o resultado seja o esperado.

Quando a intenção é postar uma imagem, podemos fazer uma montagem que fará com que a postagem fique mais profissional. Nesse caso, o ideal é contratar alguém especializado na área de marketing, mas se não temos recursos, a opção é o "faça você mesmo" e aí, na maioria das vezes nem um aplicativo apropriado temos disponível. Então da para fazer usando o Powerpoint ou outro aplicativo mais acessível.

Em outras postagem, vamos experimentar alguns destes aplicativos, mas hoje vamos experimentar uma ferramenta online grátis que permite montagens interessantes. O endereço do site é: https://www.canva.com/pt_br/criar/imagens-social-media// (só vai funcionar se você usar um computados, no smartphone, não). Ao acessar pela primeira vez, será solicitado que faça um registro podemos fazer isso usando o Facebook, o Google ou um e-mail.​

​Depois disso o próprio site vai apresentar algumas dicas do que pode ser feito. Não deixe de fazer o desafio que é proposto, ajuda muito para entender o funcionamento. Fazendo alguns testes o usuário vai, rapidamente se familiarizando com os recurso do aplicativo. Certamente você vai achar bem divertido fazer as mais variadas montagens, mas vamos imaginar que a ideia é fazer uma imagem para uma postagem sobre o dia das crianças para uma loja de brinquedos.

Veja na parte superior que há varias opções predefinidas que facilitam o trabalho. Nesse caso vamos clicar em Redes Sociais (800 x 800 pixels) ideal para Facebook, G+, WhatsApp, e-mail e outras.

Vai aparecer uma página em branco e no painel lateral (à esquerda) uma lista de layouts predefinidos que podem ser usados se agradar, apenas alterando os dados. Ou podemos compor a montagem de maneira mais personalizada. Isso também é simples e fácil.

Clique em "FUNDOS" na 'barra de ferramentas' que aparece na parte esquerda da tela. Use uma cor ou um padrão, alguns tem custo, mas com certeza terá um gratuito que agrade. Basta clicar no fundo para atribuí-lo ao seu trabalho, e clicar em outro para substituir.

Agora clique em ELEMENTOS, na mesma barra de ferramentas e o painel lateral apresentara algumas opções:

-Gratuitas: muitas imagens que podemos usar, basta clicar em uma. Se não gostar basta selecionar a imagem na página e deletar. Também da pra fazer Upload (carregar uma imagem que pode estar nas suas redes sociais ou no computador), isso será possível através da última ferramenta desta mesma caixa: UPLOADS.

- Grades: são conjuntos de 'caixas containers' com layouts predefinidos que podem ser personalizados depois de atribuídos. Veja que logo a cima da imagem que você esta compondo na tela, aparecem as opções de alterar espaçamentos e outros atributos. por padrão as grades vão mostrar a mesma imagem, uma paisagem desenhada, mas se clicarmos em uma outra imagem no painel de gratuitas (p/ex.) e arrastarmos sobre uma das caixas da grade em nossa apresentação, rapidamente modificaremos a imagem.

-Quadros: funciona como as grades, mas com layouts alternativos.

-Formas: elementos predefinidos que podem ser redimensionados e rotacionados.

- Linhas: que podem ser usadas pra separações, ligações e muitas outras aplicações.

- Ilustrações: mesmo sistema das formas, porém são ilustrações mais complexas que também podem ser personalizadas (cores, rotação e tamanhos).

-Ícones: idem.

-Gráficos: oferecem mais possibilidades de edição. Clique em dados para alterá-los.

Na "caixa de ferramentas" clique em "TEXTOS" para adicionas textos escolhendo estilos pré-definidos que podem ser editados.

Disponha as imagens no espaço do trabalho de maneira que fique agradável (redimensionado, rotacionando, etc) e inclua textos e outros elementos. Salve seu trabalho...

Seu trabalho ficará salvo no site e você terá acesso a ele sempre que fizer login usando a mesma conta ou uma conta associada.

Algumas imagens usadas nesse exemplo podem ser baixadas no site das Indústrias Carimbras no menu download. Também podemos baixar imagens da internet, como p/ex. a imagem das crianças que aparece na montagem, foi encontrada em google.com. No campo de pesquisa, pesquisar por 'crianças brincando png fundo transparente' (png é uma extensão de imagem que produz fundo transparente, isso facilita o trabalho).

Dica 1: quando selecionamos um elemento, na barra de tarefas que aparece na parte superior tem a opção organizar que permite inverte a ordem do elementos colocando um sobre o outro.

Dica 2: no canto inferior direito da tela podemos ampliar e reduzir o zoom.

Quando tiver concluído, baixe seu trabalho em imagem '.jpg' ou '.png' para postar nas redes e baixe-o também na versão '.pdf' e deixe arquivado se eventualmente precisar de elementos usados nele.

 


327 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp Carimbras
bottom of page